História

Lars e Lorena Kreuger, 1987 - Estaleiro Kalmar, fábrica de barcos de madeira

O Estaleiro Kalmar foi fundado em 1982 por Erik e Lars Kreuger, pai e filho, apaixonados por embarcações e por velejar, que resolveram criar uma empresa especializada na construção, reforma e restauração de embarcações, tendo a madeira como a sua mais importante matéria-prima.

Kalmar foi o nome escolhido por homenagear o condado sueco de origem dos ancestrais da família Kreuger. Após um período nos Estados Unidos, Lars Kreuger trouxe para o Brasil uma nova técnica para a construção dos barcos de madeira que passou a ser a essência de trabalho do Kalmar e que o posicionou como referência de marcenaria naval no mercado nacional e internacional.

Presente

Hoje, a empresa está sob a direção de Lorena Kreuger, filha de Lars e neta de Erik, que mantém a essência que fortaleceu a história do estaleiro: construir embarcações em um processo artesanal de altíssima qualidade e que durem por toda a vida.

Desde pequena Lorena sempre acompanhou de perto todos os processos que envolvem a fabricação de embarcações. A jovem empreendedora veleja desde os oito anos de idade e tem dentro de si o que é mais necessário para a condução de uma empresa deste ramo: a paixão pelo mar e o conhecimento do mundo naval.