O Estaleiro Kalmar foi fundado em 1982 por Erik e Lars Kreuger, pai e filho, apaixonados por embarcações e por velejar, que resolveram criar uma empresa especializada na construção, reforma e restauração de embarcações, tendo a madeira como a sua mais importante matéria-prima.

Kalmar foi o nome escolhido por homenagear o condado sueco de origem dos ancestrais da família Kreuger. Após um período nos Estados Unidos, Lars Kreuger trouxe para o Brasil uma nova técnica para a construção dos barcos de madeira que passou a ser a essência de trabalho do Kalmar e que o posicionou como referência de marcenaria naval no mercado nacional e internacional.

De 2008 até 2016, a empresa ficou sob a direção de Lorena Kreuger, filha de Lars e neta de Erik, que manteve a essência que fortaleceu a história do estaleiro: construir embarcações em um processo artesanal de altíssima qualidade e que durem por toda a vida.

Desde pequena Lorena sempre acompanhou de perto todos os processos que envolvem a fabricação de embarcações e manteve-se presente no mundo náutico participando de regatas, eventos ou simplesmente velejando por prazer em dias de bom vento.

PRESENTE

Atualmente a empresa encontra-se sob direção de uma equipe composta por experientes membros da formação inicial do Estaleiro Kalmar que mantém o rumo original dos seus fundadores, na entrega de excelência em marcenaria naval como também buscam novas oportunidades no mercado de embarcações modernas feitas com composites e outros materiais.