3 dicas para escolher sua prancha de SUP

3 dicas para escolher sua prancha de SUP

O stand up paddle está crescendo no mundo inteiro e vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Além de nossas praias serem excelentes para a modalidade, com ondulações suaves e grandes espelhos d’água, o esporte é muito legal de ser praticado por pessoas de todos os tamanhos e idades. Porém, não basta querer sair remando em cima de sua prancha por aí: é preciso saber comprar a melhor alternativa para você! Existem diversas características que devem ser levadas em conta antes da aquisição, para que você possa curtir bastante seu novo equipamento e não se arrependa depois. Quer descobrir como fazer isso? Então leia o texto a seguir e confira as melhores dicas para escolher sua prancha de SUP!

3 dicas para escolher sua prancha de SUP yogaQual o seu nível?

O nível é um fator determinante na hora da escolha de qualquer prancha e essa premissa é verdadeira quando falamos de stand up paddle. O fato é que se você precisa analisar seu grau de experiência com esportes, especialmente os de equilíbrio. Quanto menos adepto da prática de exercícios você for, mais estabilidade vai precisar. Já se você costuma praticar algo, mesmo que não seja diretamente relacionado com o surf, isso pode contribuir para sua adaptação e você pode ir mais facilmente para um tamanho menor de equipamento. Para quem for completamente iniciante, não dá para pensar em uma prancha com menos de 10 pés. Com o tempo, adquirindo habilidade e experiência, dá para pensar em tamanhos menores.

Qual seu peso e altura?

O peso e altura influenciam bastante na hora de escolher sua prancha de SUP. Uma das características do esporte é que o equipamento oferece uma maior estabilidade em relação às pranchas de surf, o que ajuda a aproveitar o momento e curtir o mar de uma maneira única. E para que isso seja possível, é preciso considerar suas características pessoais. Se você é uma pessoa alta e pesada, deve considerar os modelos com 10 ou 11 pés. Já se você é mais baixo e leve, uma prancha de 9 pés dá conta do recado tranquilamente e permite que você aproveite um dia de SUP com toda a tranqüilidade.

Qual sua modalidade de escolha?

Apesar de o SUP ser um desporto único, ele contém várias subdivisões que deverão influenciar bastante na escolha do seu equipamento. E uma das que está recebendo maior destaque no momento e fazendo a cabeça da moçada que está começando no stand up é a modalidade surf. Nela o praticante une a tranquilidade e a estabilidade do SUP com a emoção de deslizar com tudo numa onda. E se você fizer essa escolha, definitivamente deve considerar a compra de uma prancha feita de madeira. Como se não bastasse serem lindas e muito mais estilosas, elas possuem uma flutuabilidade incrível sem que isso faça com que sejam menos habilidosas ou velozes. Além disso, vale a pena investir em modelos que se assemelham às pranchas do surf tradicional, pois assim você consegue fazer manobras parecidas e curtir o melhor de ambos os esportes.

Estas são as dicas essenciais para selecionar sua prancha de SUP. Considerando suas características pessoais e a da modalidade que deseja praticar, dá para fazer uma escolha certeira e curtir bastante diversos momentos incríveis em cima do mar. E então, ainda tem dúvidas? Deixe um comentário e participe da conversa!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta