4 razões para optar por um barco de madeira ao invés de fibra

4-razões-para-optar-por-um-barco-de-madeira-ao-invés-de-fibra

As embarcações de madeira são extremamente tradicionais e fazem parte da relação do homem com o mar há séculos. É um material extremamente confiável e eficaz para esse propósito e não é à toa que perdura por tanto tempo na fabricação de barcos. No entanto, especialmente nos últimos anos, a fibra veio ganhando espaço como componente principal da estrutura de muitos barcos, mas a verdade é que muito de sua fama se deve a diversos mitos que foram espalhados por aí. A verdade é que a madeira ainda hoje é a melhor matéria-prima para a fabricação de embarcações e deve ser a primeira escolha de quem deseja adquirir a sua. Quer descobrir as principais razões para optar por ela sem medo? Confira no texto a seguir:

A madeira é altamente resistente

Se for construído por uma empresa de qualidade e com um projeto adequado, os barcos de madeira podem ter uma durabilidade simplesmente incrível. A técnica mais moderna de fabricação, chamada de cold molded, é extremamente eficaz e supera consideravelmente os métodos antigos de calafetado. Além disso, a madeira é um excelente material para a confecção de embarcações, pois alia leveza e, principalmente, resistência, tornando o casco muito mais forte e de boa qualidade do que os de fibra. Todas essas características permitem o manuseio de cascos com maior espessura e extremamente robustos sem que isso signifique um peso excessivo.

kalmar-garda22 (12)Um barco de madeira imprime muito mais estilo

O fato é que quem está investindo em embarcações geralmente vai querer uma que ofereça estilo e beleza e isso é algo que os barcos de madeira têm de sobra. A madeira é muito mais bonita e permite a construção de embarcações que aliam atitude e personalidade. Uma das características desse tipo de embarcação é que o trabalho é artesanal, muito minucioso e detalhado. Cada peça fabricada é única, nao só pelo processo em si, mas até pelo fato de poder ser totalmente personalizado. Nesse quesito, mais uma vez, a madeira está muito à frente de outros materiais.

A manutenção da madeira está cada vez mais fácil

Em outros tempos a selagem da madeira não era tão eficaz quando hoje em dia e acabavam ocorrendo fissuras que possibilitavam a entrada de água. Mas o fato é que atualmente a metodologia de fabricação adquiriu outro patamar e o composto wood epoxi é amplamente vantajoso e muito mais resistente, necessitando de pouca manutenção. São completamente impermeáveis e se adequadamente pintados e selados, manterão por tempo indeterminado suas dimensões, peso e resistência.

O custo-benefício dos barcos de madeira é superior

A construção do barco de madeira pode ser mais cara, pois o processo artesanal e detalhado requer muito mais tempo e dedicação. No entanto, o custo benefício é excelente, pois se trata de uma embarcação de personalidade e durabilidade incríveis. A resina epoxi é extremamente eficaz e com grande potencial de utilização, tornado seu uso com a madeira uma combinação imbatível se você quer um casco leve, robusto, durável e prazeroso de navegar.

Essas são as principais razões para levar você a optar por um barco de madeira ao invés de um de fibra. Esse é o material ideal para você que quer curtir belos dias no mar e não ter muitas preocupações com excesso de manutenção ou pouca durabilidade. Se você quer entrar nessa onda e fazer uma boa aquisição, não tenha dúvida: a madeira é o material perfeito para você! Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta