História e tradição: conheça o veleiro clássico Aileen

2EeXwLyN.jpg

Os veleiros clássicos são exuberantes não somente pela sua beleza, como também pela sua história. Eles formam parte da tradição náutica, sendo que ao longo do tempo, apareceram vários barcos à vela que despertaram a admiração das pessoas apaixonadas pelas atividades náuticas. Um veleiro de madeira é constituído por uma estrutura clássica que permite voltar no tempo e reconhecer nela a sofisticação e o requinte dos barcos tradicionais.

A beleza e a funcionalidade dos barcos a vela permitiram que estes participassem de regatas. As regatas de veleiros são um momento único em que há total conexão entre o velejador, tripulação e mar. Nestes encontros, é possível observar os mais bonitos veleiros clássicos, inclusive modelos de veleiro antigo.

Aqui no Brasil, a Regata de Veleiros Clássicos é o maior evento que reúne veleiros desse estilo. É um evento maravilhoso em que é possível ver os mais conceituados veleiros desafiando-se em uma animada competição.

A primeira edição do evento nacional ocorreu em dezembro de 2006 e foi um grande sucesso. A partir de então, a competição tornou-se anual e foi tomando proporções maiores ao contar com a participação de veleiros internacionais. Esta é a prova de que acontecerão muitas outras edições para a alegria dos velejadores entusiastas.

O veleiro clássico Aileen

Quem gosta das aventuras do mundo náutico, adora ouvir histórias sobre veleiros famosos, um destes clássicos dos mares é o Aileen. O veleiro com 102 anos de existência guarda histórias incríveis desde a sua idealização. Que tal conhecer um pouco da sua trajetória?

O veleiro Aileen pertence a classe dos 6 metros e é considerado um dos barcos mais antigos ainda em uso no país. Há gerações ele pertence a família Grael. Comprado no ano de 1929 por Preben Schimidt -avô de Lars, Axel e de Torben Grael- o barco de 4 toneladas e 9,70 metros abriga histórias desde que foi construído em 1911 por Wener Hansen.

No ano seguinte à sua criação, o veleiro clássico participou das Olimpíadas de Estocolmo, onde o veleiro e o comandante Hansen ficaram em segundo lugar, conquistando medalha de prata e iniciando uma trajetória de muitas aventuras.

Desde que foi construído, o Aileen tem participado de dezenas de regatas. Além delas, o seu proprietário Preben sempre fez questão de mantê-lo ativo e a melhor forma de fazer isso era reunindo a família em velejadas e passeios, algo que Schmidt adorava. Após a morte de Preben Schmidt em 1977, o Aileen ficou aos cuidados de Erick Schmidt (tricampeão mundial). Em 1990, Torben Grael decidiu reformar o veleiro de forma que ele pudesse voltar às regatas.

Depois da reforma, o barco voltou à plena atividade participando inclusive da Regata Preben Schmidt, que é realizada anualmente. Além de ser uma bela homenagem ao patriarca da família Schmidt Grael, a Regata é um importante evento realizado no intuito de prestigiar os modelos clássicos de veleiros que ainda estão ativos no país.

Como é possível perceber, o amor pelo Aileen foi passando de geração à geração. Hoje, o veleiro permanece forte e é motivo de orgulho para a família Grael.

Um veleiro clássico merece cuidados especiais

Normalmente, os veleiros clássicos são produzidos em madeira. Por isso, algumas avarias podem ser detectadas ao longo dos anos. Para suprir qualquer necessidade em termos de restauração ou reparo de barcos a vela, é indispensável contar com uma empresa séria e especialista na área. Uma alternativa maravilhosa é contar com o Estaleiro Kalmar.

São anos de experiência oferecendo barcos da melhor qualidade. Além dos produtos exclusivos fabricados por uma seleta equipe de profissionais, o Estaleiro disponibiliza a linha Service. Esta linha está composta por serviços de pintura, restauros e recuperação das diversas partes das embarcações. Estas atividades são realizadas por marceneiros, pintores e demais especialistas que possuem vasta experiência no setor, entregando um barco com identidade renovada com alto grau de precisão.

 

Acesse o site do Estaleiro Kalmar e confira os serviços disponibilizados por nossa empresa.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta